1 – Acer Tridente inclinado

Acer Tridente inclinado

Nome Científico:Acer Trident Acer Tifidium

Cultivar :Kyu den, Mino yatsubusa, Tancho, Wako nishiki

Este Bonsai foi criado a partir do reaproveitamento de um tronco que, devido aos defeitos do nebari tive que o cortar e reformar.

Criação do Bonsai em: 2003

Tamanho do Bonsai Kifu-Bonsai-de 21cm a 35cm
Kifu-Bonsai-de 21cm a 35cm
Estilo do Bonsai Moyogi-Informal Recto
Moyogi-Informal Recto
Origem do Bonsai Por alporquia
Por alporquia

 

Acer Tridente inclinado - Corte de raizes

Corte de raizes

2003-05-18Simples corte de raízes e pouco mais, vou dar um ano para recuperar. passado 5 semanas passei a dar adubo liquido e solido do tipo 10-10-10. No entanto também poderia colocar estrume de cavalo que é muito bom para os inícios

Acer Tridente inclinado - Corte drastico, muda e colocação de arames

Corte drastico, muda e colocação de arames

2004-01-08Como não gostava da aparência da arvore decidi fazer um corte radical e remover todos os ramos secundário, só ficou mesmo primeiro ramo e a criação do apex, como podem ver coloquei muita pasta cicatrizante para proteger a arvore de secar. da mesma forma cortei as raizes para que fica-se mais proporcional com poda que executei.

Acer Tridente inclinado - Muda para um vaso maior

Muda para um vaso maior

2004-03-07Passado 2/3 meses (quando os rebentos aparecem) coloquei num vaso de engorda para ficar 2 anos e ter um tratamento de adubação forte, podemos ver as pequenas folhas a emergir do tronco.

Acer Tridente inclinado - Adubação forte agua e sol.

Adubação forte agua e sol.

2004-04-04Neste momento é adubar, regar e colocar ao sol, verificar os arames para ver se estão a magoar a arvore e pouco mais ha a fazer.

Acer Tridente inclinado - Corte geral de ramos

Corte geral de ramos

2004-08-07Só um pequeno corte nos ramos maiores para não deformar muito a arvore de resto não faço nada a arvore, só removi os arames pois os Aceres Tridentes facilmente ficam com marcas

Acer Tridente inclinado - O inverno nunca mais chega

O inverno nunca mais chega

2004-11-01Pois é, o inverno nunca mais chega. Como podemos ver o ano de 2004 foi muito bom para este bonsai recuperar dos cortes radicais que fiz.

Acer Tridente inclinado - Ultimo dia do ano - Pleno Inverno

Ultimo dia do ano – Pleno Inverno

2004-12-31Nesta foto, da para ver a excelente cicatrização que este acer teve, já mal se nota o corte que tinha feito. lá para Fevereiro vou fazer uma poda para encurtar de novo os ramos.

Acer Tridente inclinado - Corte de ramos

Corte de ramos

2005-02-27Para encurtar os ramos e tornar a silhueta do bonsai mais atractiva, podei bastante curto deixando só 2 rebentos por ramo. não mexi nas raízes nem toquei no vaso.

Acer Tridente inclinado - Em pleno verão, ajustes de ramos.

Em pleno verão, ajustes de ramos.

2005-06-11Em Pleno verão passo os dias a regar e adubar o bonsai, só coloco alguns ganchos para controlar os ramos para as zonas que pretendo realçar. também pratico o metsumi para controlo da folhagem.

Acer Tridente inclinado - Corte de ramos em pleno verão

Corte de ramos em pleno verão

2005-07-16como este bonsai estava a crescer muito rápido, tive que travar o seu crescimento. fiz uma poda um pouco mais forte do que é normal nesta altura do ano, mas, como se trata de a acer tridente não há grandes problemas.

Acer Tridente inclinado - Inicio da Primavera de 2006

Inicio da Primavera de 2006

2006-03-25Não tenho nenhuma foto do inverno, mas esta foto na primavera, já da para ver que o bonsai se desenvolveu muito bem. Só fiz uma poda de estrutura pois ele já esta bem definido os ramos já estão no sitio certo é só orientar as folhas e as novas ramificações.

Acer Tridente inclinado - Metsumi e mais nada

Metsumi e mais nada

2006-04-01Esta foto foi tirada passada uma semana, e é para verem como se desenvolvem as folhas, esta lindo não esta?

Acer Tridente inclinado - Desemvolvimento das folhas.

Desemvolvimento das folhas.

2006-05-20Neste momento podemos ver o desenvolvimento da folhagem, em pleno verão vou cortar umas folhas e tirar umas fotos para catalogo 🙂

Acer Tridente inclinado - As tais fotos para calalogo

As tais fotos para calalogo

2006-07-02Depois de fazer uma poda especial para foto tirei estas fotos para ver como um bonsai pode estar bem estruturado em 3 anos, sim iniciei este bonsai ha 3 anos.

Acer Tridente inclinado - A mesma foto do outro lado

A mesma foto do outro lado

2006-07-02Como podem ver este bonsai tem duas frentes 🙂 tanto fica bem de um lado como do outro.

Acer Tridente inclinado - Seca estrema quaz matou o bonsai

Seca estrema quaz matou o bonsai

2006-12-26Alta desgraça fui de férias e quando cheguei o bonsai estava seco que até metia dó. tive que colocar o bonsai uma caixa de madeira para recuperar. não tenho fotos dessa altura mas também não há muito para ver. só vou mexer no bonsai no fim do inverno para a muda, de resto não toquo em nada e controlo muito bem a humidade.

Acer Tridente inclinado - Muda de vaso e poda dos ramos

Muda de vaso e poda dos ramos

2007-03-25O bonsai recuperou muito bem da sequeira do ano passado, foi só uma poda de manutenção e coloquei neste vaso para realçar a cor da folhagem.

Acer Tridente inclinado - Só com uma poda das pontas das folhas

Só com uma poda das pontas das folhas

2007-04-22Uma foto só para o histórico, pois o bonsai agora só necessita de uma adubação standard para controlar as folhas. muda de 2 em 2 anos e controlar a forma da arvore.

Acer Tridente inclinado - Foto de inverno

Foto de inverno

2008-01-26Ora aqui esta uma foto antes da poda de manutenção de inverno, daqui umas 3 semanas tenho que ter o bonsai pronto para quando rebentam as novas folhas. depois tiro uma foto com o bonsai podado para verem as diferenças.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *