Sementeira de Acer Palmatum – Fase 1

Sementeira de Acer Palmatum

Com este artigo vamos passar a 2 fase do processo de reprodução por semente.
Esta fase é no meu ponto de vista o mais simples, pois não requere nenhuma técnica em especial.

Material necessário:

  • As sementes 😉
  • Casca de pinheiro ou cacos para o fundo.
  • Composto para sementeira. (areia com turfa 50% cada)
  • Caixa (no meu caso de madeira)
  • peneiro (com rede de 2/3 mm)
  • película aderente

sementeira14.jpg

Método:

Para as sementeiras costumo fazer umas caixas de madeira com tábuas recuperadas de paletes. São caixa muito simples de fazer e tem como única particularidade a colocação de 4 ripes de madeira para poder fazer uma mini estufa com o auxilio da película aderente.

sementeira12.jpg
A primeira fase é a colocação de casca de pinheiro que utilizo para drenagem (também podem por cacos), o objectivo é no inicio da sementeira haver uma boa circulação de ar (pois com o tempo a casca de pinheiro decompõe-se).

sementeira1.jpgsementeira4.jpg
Normalmente coloco uma camada de 1/2cm, depois peneiro o composto e com o auxilio de uma pequena pá (sem pressionar, pois quanto mais fofa for o composto melhor) aliso até ficar com 1 cm dos bordos da caixa.

sementeira6.jpgsementeira7.jpg
Deste momento preparo as sementes da seguinte forma:
Depois de remover as sementes do vaso onde estiveram a estratificar.

sementeira2.jpgsementeira3.jpg
Corto as “asas” da semente mesmo junto a semente. Esta operação é para fazer com que a humidade tenha um ponto onde possa entrar. depois de cortado coloco as sementes nos regos.
Nota: Um pequeno truque é colocar as sementes em agua morna 1 horita antes de semear, desta forma a semente está com uma boa quantidade de agua para iniciar o processo.

sementeira5.jpgsementeira9.jpg
Depois de colocar todas as sementes, peneiro outra vez um pouco de composto por cima (nunca mais de 1 cm), sem nunca pressionar o composto contra as sementes.

sementeira8.jpgsementeira10.jpg
Por fim coloco a película aderente a volta das ripes de madeira de forma a isolar a caixa e pulverizo com agua. Depois é só tapar e colocar numa zona que apanhe sol só de manhã (nunca sol em demasia pois seca o composto), e pulveriza-se todos os dias de forma a manter o composto húmido.

sementeira16.jpgsementeira17.jpg
Se Tudo correr bem no fim de 1 semana as sementes estão cá fora, no meu caso foram 7 dias, mas normalmente são entre 8 a 15 dias dependendo da temperatura e humidade

sementeira15.jpgsementeira18.jpg
Dentro de 2 meses começo a adubar com uma solução muito diluída.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *